Posts Populares

Postado Por: Janaína Pupo 23 de mai de 2011


Olá meu povo querido!

Ultimamente nem estou precisando escolher um tema para escrever, pois tenho recebido tantos e-mails de leitores pedindo conselhos e ajuda, que por fim acabo sempre tendo um assunto fresquinho e novo para falar. Aproveito para agradecer o carinho de todos vocês leitores e pelos e-mails que me mandam. E que fique bem esclarecido que todos os nomes usados aqui são fictícios, ok?

Vamos ao que interessa... Silvana relata o seguinte:

“Namoro há dois anos e faz mais ou menos uns seis meses que estou passando por uma situação muito desagradável. Meu namorado é super sistemático com higiene pessoal só que quando o assunto é dentista, ele morre de medo. E embora ela escove os dentes direito, de um tempo pra cá tenho sentido que ele está com mau hálito e só vem aumentando. Dia desse ele se queixou que um dente estava doendo e eu pedi para ver e reparei que os dentes dele estão precisando de um belo trato. Parece bobeira da minha parte, mas estou ficando desesperada, pois tenho perdido o desejo por ele, devido ao tal mau hálito. Está tão forte que se ele me beija o pescoço, o cheiro fica grudado em mim. Tenho dado dicas, falo pra ele ir ao dentista e ele sempre diz que um dia vai. Um dia quando? Não dá pra continuar assim, nem amor tenho vontade de fazer com ele quando penso no seu hálito ruim. O amo demais e não sei como tocar neste assunto com ele. Alguma sugestão, Jana?”

Ishi Silvana, pior que este assunto é realmente super delicado.
Mau hálito ou halitose é uma das coisas mais constrangedoras e o pior (pra ferrar de vez) é que a pessoa que tem, costuma não sentir. Todos ao seu redor têm o desprazer de sentir, mas ninguém tem coragem de falar.

Mas convenhamos que é muito chato chegar pra pessoa, ainda mais para o love e dizer: “Benzinho, seu hálito está vencido”, só que ao mesmo tempo, aturar bafo, dá não, véiiiiiiiiii!

O que causa o mau hálito?

Existem mais de quarentas causas diferentes, mas citarei as mais comuns, ok?

Mais de 80% dos casos se originam na própria boca. Possuímos mais de seiscentos tipos de bactérias na nossa “boquitcha” (nojinho), muitas delas capazes de produzir odor. Essas bactérias se alojam entre os dentes e na região posterior da língua.

A saburra lingual ou língua saburrosa (que nome mais medonho, credo) também causa halitose. É uma placa de bactérias que se aderem a língua, deixando-a esbranquiçada.

Cáseos amigdalianos (parece que to falando grego, né?): Popularmente chamado de bolinhas na garganta, essas ficam presas a amídalas e consistem a restos de comida. Nessa ocasião, a própria pessoa consegue sentir o cheiro ruim do seu hálito (tá me dando náusea).

Ficar muito tempo em jejum também pode causar halitose, por isto o bafinho não é dos melhores quando acordamos.
Só em filme e novela que o casal acorda lindo e com a boca de hortelã. Poupe-me!

Em caso de doenças mais sérias, como diabetes mal controlada, doenças renais e hepáticas a pessoa também pode sofrer de halitose.

Não venha dizer que teu problema é estomacal, pois a maioria das pesquisas diz que isto é mito.

Mau hálito por alimentação só ocorre se você come muito alho, cebola (principalmente cebola roxa que aí sim, é pra matar) e mesmo assim a baforada é passageira, basta escovar bem os dentes.

Como saber se você tem mau hálito:

As pessoas estão feito loucas, obsessivas, te oferecendo balas e chicles?
Isto não é bom sinal.

Você ganhou de alguém, assim do nada, um kit com escova, creme e fio dental e de lambuja um Listerine? Ou mandaram você “curtir” no facebook o link da Oral-B para ganhar brindes?
Tá, isso foi só para descontrair, até eu estou rindo aqui.

Quando você está conversando, a pessoa se distancia ou vira o rosto, mesmo que disfarçadamente e fica olhando para o teto?
Ta ficando perigoso o bagulho.

Quando você está entre amigos eles começam a falar de tratamento dentário?
Xiiiii, ta piorando...

Teu amor tem evitado te beijar na boca?
Isto é péssimo sinal. Visite um dentista com urgência.

Você pode perguntar para alguém muito íntimo e pedir para que não minta: “Ei, eu tenho mau hálito?”. Perguntar a uma criança pode ser uma ótima opção, afinal, dificilmente crianças mentem. “Credo tio (a), que bafo de onça”.
Pobre criança!

Uma vez vi em um programa de televisão (não lembro qual) o apresentador falando para pegar um saquinho e encher como se fosse uma bexiga e depois soltar o ar em direção ao nariz. Não sei se funciona, mas se funcionar e você tiver bafo tenebroso, corre o risco de desmaiar (exagero).

Em vários sites que falam do assunto, citam um teste que pode dar certo. Passe a língua no punho ou o dorso da mão espere de 20 a 30 segundos e cheire o local. O aroma que você sentir é o mesmo do seu hálito.

Não vai fazer isto se você estiver lendo este post no seu trabalho ou em uma lan house, senão o povo vai achar que você enlouqueceu, né não? Deixe para se lamber quando estiver em um lugar seguro, com privacidade, mesmo porque, se o cheiro que ficar na sua pele for ruim, você vai é precisar de água e sabão e de ligar urgente marcando uma consulta com o seu dentista.

A boa notícia é que esse bafão, ops, o mau-hálito tem cura!
Uffa, que alívio, não?

Silvana, minha querida. Entendo o seu drama e não acho que seja bobeira. Só que não é fácil chegar e dizer na cara larga para o teu homem que ele está com o bafo vencido. Talvez ele se ofenda, vai saber. Que tal avisá-lo por e-mail? Calma, vou explicar...

A clínica Halitus tem um serviço de aviso chamado Bom amigo X Mau Hálito, onde você pode ajudar um amigo, algum parente ou o seu (sua) parceiro (a) a saber que ele está com mau hálito. O melhor é que sua identidade será mantida em total sigilo, a pessoa não saberá que foi você que tomou a atitude de avisá-la. Basta você acessar este link preencher o nome e o e-mail de seu amigo e a clínica entrará em contato, enviando um e-mail delicado e profissional, informando que “alguém” quer o bem da tal pessoa e tomou a atitude de entrar em contato para ajudá-lo.

Ou seja, Silvana... você ficará como anônima, o serviço é totalmente confidencial e teu bofe nunca saberá que foi você que o indicou, mas aí, se por acaso ele chegar todo revoltado, falando recebeu um e-mail dizendo que ele tem mau hálito, não vai estragar tudo. Talvez nessa hora ele te faça a esperada pergunta: “Eu tenho mau hálito?”.

Pega carona, né amiga? Com jeitinho você diz que ultimamente o hálito dele não anda muito bom, que deve ser algo simples, mas que ele TEM QUE CUIDAR DA BOCA E IR AO DENTISTA (tá, não precisa se desesperar e gritar).

Eu apoio o serviço da clínica Halitus, achei muito bom mesmo!

Minha gente, dentes, gengivas e língua têm que ser bem cuidados. Toda a boca merece ser tratada com carinho, poxa!

Eu detesto dentista, morro de medo, tenho pânico mesmo, a ponto de sentar na cadeira, tomar anestesia e mentir, chorar, fazer escândalo, dizendo que ainda estou sentindo o “motorzinho” e na real, não estou sentindo nada, não sinto nem meu rosto, mas faço isto pra ver se ganho uma dose extra de anestésico (a louca).

Com todo o meu medo, eu encaro o “monstro”. Não têm como fugir, afinal, não quero ficar com os dentes estragados e ter boca de bueiro, bafo de onça nem pensar, cruzes!

E você, está com a boca "nos trinks"?

*

Beijo e boa semana, pessoal!
Jana Pupo.

Dúvidas, críticas, dicas e sugestões escreva para:
jana.pupo@yahoo.com.br

Meu twitter
=)

{ 43 comentários... read them below or Comentario }

  1. Felizmente as pessoas da minha vida (sentimentalmente) não têm tido mau hálito (felizmente, rs), na inversa penso que nunca ninguém se queixou.

    Beijos mentolados!

    ResponderExcluir
  2. Na realidade o mau halito é mais tabu q sexo...mas acredito q num relacionamento serio da pra chegar e falar sim,as pessoas precisam perder o medo das coisas e aprender a falar...
    Qdo encontro alguem falo!

    ResponderExcluir
  3. OLá minha flor...
    Ótimo post... mas é delicado a beça esse assunto, mas creio que não seja nenhum bicho papão de mil garras... mesmo a pessoa com o tal probliminha fique chateada ou não, a verdade tem que ser dita. Aposto que depois de se observar melhor (através do comentário feito em hora oportuna), a pessoa vai correr atrás de se cuidar e/ou de um tratamento dentário.

    O que não pode é deixar o amor acabar por medo de magoar a pessoa que gostamos... sinceridade sempre... VIVA O DIÁLOGO!

    kkk nem me fale de sofrimento dentário kkk uso aparelho há 5 anos e sei mto bem oq é ter medo do barulhinho do motorzinho que nem mais existe!!! hehehehe

    Mega bjoOo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post desta semana ! Eu tb concordo que tem que falar, ainda mais se tratando de alguém intimo. Quando sinto mau halito em alguem (seja meu marido, minhas amigas etc) eu sempre falo. Com delicadeza óbvio. Mas nunca deixo de falar.

    =D

    ResponderExcluir
  5. Poutzzzzzzzzzzzz, tem um colega de trabalho que fedeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, exala, impregna cigarro..tudo da boca dele, santo pai amado, me perdoe, mas qdo ele chega perto pra falar, ele quase se debruça em cima de mim e eu quase vomito em cima dele...
    Nem um chiquetinho pqp...qdo ele chegar perto de mim vou espirrar um lisoform spray nele, incluindo a boca do cidadão hahahaha

    ResponderExcluir
  6. A iniciativa da tal clínica é muito interessante em prestar serviço que vale muito mesmo. Mas não quero perder a oportunidade pra dizer que não devemos temer os(as) dentistas que são profissionais já estigmatizados por causa do quanto são sensíveis nossos dentes. Devemos sim é quebrar essa impressão de que no dentista tudo é só dor. Muito legal a publicação.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  7. Que situação horrivel quando um amigo tem mau hálito - imagine isso no casal * ECAAA! *_* medo de dentista ? ah quem nunca teve / ou tem , mas HIGIENE PESSOAL antes de td ! o/


    Beijão Jana! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de falar Ecaaaa vai ver se você não tem também, a pessoa que tem mau hálito não escolhe ter isso colega. Tenha mais respeito!!!

      Excluir
  8. Huahauahah
    Passei a língua no dorso pra saber se tenho ou não rsss
    Eu e o marido conversamos sobre isso graças a Deus. Mas fico sem jeito de falar para as outras pessoas sobre isso.
    Parabéns pelo post!
    Beijos re_sakura

    ResponderExcluir
  9. Caraca Jana que d+ esse post.O gato que estou ficando tem ma halito e vou inscreve-lo la na tal clinica.Muito legal essa iniciativa. Vc sempre nos ajudando de alguma forma.
    Valeu mesmo gata.
    Anai

    ResponderExcluir
  10. ODEIO pessoas com boca mal tratada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que horror, Odeio?! Já passou pela sua cabeça que você pode ter também? E eu Odeio gente ignorante. Beijos amiga

      Excluir
  11. Ihh Jana,
    não tem coisa pior do que pessoas com mau hálito,perde qualquer desejo por mais simples que seja.
    Ainda bem que não namorei ninguém com mau hálito kkkk
    Beijoo grande*

    ResponderExcluir
  12. Fernando Freitas23 de maio de 2011 19:06

    Tem noção do quanto seu blog é útil? Achei demais essas dicas. Eu passei a língua no dorso da mão! haha! Acho que minha boca está com cheiro "natural" de boca mesmo, mas por via das dúvidas vou ali comprar umas balinhas!

    ResponderExcluir
  13. tenho pavor de estar com mau hálito e não perceber. PA-VOR.
    comigo isso não é tabu, não. eu sempre pergunto pra algum amigo se estou com bafo, se estou fedendo etc. prefiro que ME DIGAM do que ser a última a saber.

    ResponderExcluir
  14. Pô... Escovo os dentes, paso fio-dental e uma vez por dia (Esse bagulho é carao) eu jogo listerine por 1 minuto nos dentes.

    E nem assim estamos livres do maldido hálito.

    Bom mesmo é cuidar do estômago, e estar em dia com o dentista para evitar problemas muitas vezes desconhecidos.

    Ei moça... Conde Vlad sempre com uma pitada de descontração. Psiu... diz para a tua amiga que o Conde ficou afim de tomar um banho de orgasmo. KKKKKKKKKKKK Ela deve tá me lendo. rsrs... Venha me procurar. KKKKKKKKKK Discrição em primeiro lugar.

    Beijão lindona.
    Conde.

    ResponderExcluir
  15. Ai que nojo,nem fala,tenho um cunhado e um amigo que não dá pra conversar,fede muito!!Mas como a gente vai falar??é triste mas tem gente se separando por causa do hálito..Acho que vou ver esse site que tu falou,pra mandar email pra eles kkkkkkk
    bjs lindona

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nojo que coisa feia. Queria ver se fosse com você amiga.

      Excluir
  16. Jana, é incrível como você vai ao ponto e jamais perde a descontração. A formula que você escolheu para o blog é fantástica. Coitada da Silvana! Ou seria coitado o namorado dela? [sorrio] Você viu onde está o meu Armelau? Pior, com ele tudo pode piorar sempre...

    ResponderExcluir
  17. Jana, vc tem o poder! tudo que vc diz transforma-se em ouro. Pussy power! rs.

    Olha. Eu fiz o teste. Lambi minha mão e meu punho. Ao lamber meu punho, vi que estava com um bafo de perfume. Ops..esqueci que passei perfume no pulso. Sou uma idiota.

    Sério. Eu tenho muito medo de algumas coisas.
    Tipo ter bafo é uma delas.
    Depois, de encontrarem cera no meu ouvido.
    E o pior..que achem que eu tenho cheiro de bacalhau passado da páscoa de 2002.

    Por isso. Eu tenho um critério de higiene muito grande. Sou meio louca, espalhafatosa. Não consigo ficar de perna fechada com saia. Mas olha, bafo, cera e cheiro de bacalhau numero 5 não rola.

    Uma coisa que ocorreu na escola:
    Uma vez meu amigo chegou e disse pra mim, que tinha uma fulana que cheirava corrimento. E ele não conseguia chegar perto dela. Realmente cheirava. Sei lá. Nunca ninguém teve vontade de contar. Dai, comecei a ficar meio assim.

    Podem me chamar de piriguete, preguiçosa, hipocrita, cachorra. Mas não me chama de porca.kkk

    E muitas vezes uma pessoa tem cheiros exóticos e nem sabe.

    É que nem, se uma amiga sua está com um pé de alface no dente. Você vai contar a ela?

    #ficaadica,

    Beijos a vc que adoro, diva. E à todos os dentistas, seus lindos.

    ResponderExcluir
  18. Seu blog é um dos meus prediletos é sempre bom te ler! Sempre com um assunto fresquinho...
    Ah mau halito é triste....
    Boa semana

    ResponderExcluir
  19. Bom dia minha querida amiga,,,olha,,,esse negocio de mau halito é terrivel mesmo,,,e dificil de se avisar a pessoa que tem,,,,mas é preciso,,,,grande beijo carinhoso de bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  20. Alface no dente é mais fácil, né?
    Ruim é quando eu to no metrô ou ônibus lotado e sinto um cheiro de pum. Quando viro, vejo alguém bocejando... Direto acontece isso, mas grazadeos nunca conheci ng com este nível de mal hálito...

    Como o Fe eu tb me lambi e achei que é cheiro de boca... e não escovei os dentes hj AINDA...
    Vou lá kkk

    ResponderExcluir
  21. Esqueci de dizer... E semana passada que o entrevistador tinha mal hálito e estava super animado e receptivo? Altas risadas esbaforidas na minha cara ao ler minha redação... Gente, que péssimo... eu tendo que me mostrar uma pessoa comunicativa, mas querendo olhar pro teto e virar a cara...

    ResponderExcluir
  22. Haha. Olha, já aconteceu isso comigo uma vez. Meu namorado nunca teve problema com mau hálito, mas começou a ter. Foi exatamente como a Silvana. Eu não sabia o que dizer, não conseguia mais beijá-lo e até perdi a vontade de fazer amor com ele. A gente começou a brigar por causa da minha distância e eu fiquei cada vez pior por causa disso. Até que um dia falei na lata. Falei com jeitinho, mas ele entendeu. Ficou um pouco triste na hora e foi procurar um médico. Não é que era porque ele estava com sinosite! E das feias, tomou uns remédios bem caros e passou. Eu fiquei tão aliviada. Tudou voltou ao normal por causa de uma conversa franca. Agora eu nunca mais escondo nada, porque a sinceridade é a melhor maneira de manter um relacionamento firme.

    Beijão
    http://limao-e-mel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Esse assunto é delicadissímo!!!!Meu ex marido virou bafento... que horror que era. Sexo pela manhã nem pensar!!!!
    Depois de um certo tempo, procurando soluções e explicações lemos que a grande maioria de pessoas que fazem regime, ou ficam longo período sem se alimentar, tem mau hálito. Ao foi só ele comer em espaço menor de tempo e usar uma balinha que tudo se resolveu.
    Adorei a forma com que você fala, me fez sentir como se estivesse como uma amiga!

    ResponderExcluir
  24. seu blog é tudo de bom, ADORO AQUI
    D;
    só é mto extenso os posts, poderia ser mais breve se desse? ;/
    fico correndo contra o tempo aqui
    AUSHUHASU

    e amei a tattoo que tem na perna
    D:
    nossa amei haha

    beijao flor

    www.pinup-pos-moderna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Tema tenso.
    Mas acho que com jeito tudo se ajeita.
    Um beijo lindonaaaaa

    ResponderExcluir
  26. Tenso mesmo....hahaha

    mas é coisa séria pessoal!!

    ;***

    ResponderExcluir
  27. Que droga.Fui inventar de me lamber e descobri que tenho mau hálito.Nem vou sair nesse fds
    :(

    ResponderExcluir
  28. Ai amiga... Te confesso que meu digníssimo não tem problema com o hálito porém, nem sei como explicar, mas o ar que sai do nariz dele é extremamente ardoso, entende? Não dá pra respirar perto dele por muito tempo...Ele já procurou o médico e este disse que foi por conta de tanto ele assoar o nariz (não, não é só quando ele está gripado, é por qualquer motivo...) e acabou irritando os vasos lá dentro, sei lá... Infelizmente, mesmo com medicação e pedidos inúmeros para ele parar de fazer isso, ele insiste! Quem sofre com isso principalmente sou eu. >.< Não sei se é percepção de grávida sensível, mas isso vem de longe... =/

    ResponderExcluir
  29. Afff, cebola e namoro não rola! Sou chata, e entro em greve... Não tem amor que suporte cheiro ruim!
    Diria para essa moça soltar umas diretas com sabor de menta! Há fiz o teste! Cheiro de língua Boa, hehehe! Ótimas dicas Jana!

    Estou repassando para os seguidores do Blog, o novo endereço, mudamos de casa!
    http://entrelaeoff.blogspot.com

    Bjo Não Me Abandona!

    ResponderExcluir
  30. Mau hálito é foda! O pior é que dizem que a própria pessoa não percebe o cheiro ruim da boca; é preocupante. Por isso, sempre uso minha filha e minha mãe para serem minhas 'para-médicas' e sentirem se o bafo tá, pelo menos, tolerável. hehehe.... Felizmente, elas ainda não ligaram o alerta vermelho.

    As pessoas das minhas relações linguais e sub-linguais também não reclamaram, mas deve-se tomar muito cuidado sempre. Afinal, ninguém é obrigado a ficar sentindo bafo de onça por aí...

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  31. oha gente.. eu tenho experiencia pessoal nesse assunto e sei q não é facil dizer pro parceiro q ele ta com um bafo de onça... mas tb não dá pra negar q o parceiro pode não saber o q tá acontecndo por não sentir o seu problema e pensar q vc esta se afastando dele sem motivos aparentes. No meu caso, o namorado pensou q eu não gostasse mais dele.... percebeu q eu evitava beijá-lo, mas tb pudera, né!!!!
    Aí eu falei p minha mãe e ela me aconselhou a dizer logo p ele numa boa antes a qnossa relação acabasse por um problema tão fácil de ser resolvido...Fiquei numa vergonha danada, mas eu tomei coragem e disse: "Benzinho, gosto muito de vc, mas ultimamente tenho sentido um cheiro estranho no seu hálito, q não tá ajudando muito!" Ele ficou muiiito sem graça, mas pediu mil desculpas e disse q eu tinha q ter falado antes p ele pq ele não sabia e jamais queria fazer isso comigo...=/
    é chato p caramba

    ResponderExcluir
  32. Tenho mau hálito. Experimentei e blhackk!!

    ResponderExcluir
  33. Caramba, nem sei q fazê!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  34. Bafao de onca e fodaaaaaa....tipo o meu fazem mas de dois anos que nao beijo ngm pq tenho um halito horrivel tipo de algo estragado, sou bonito e atraente mas nao saio por causa do mei.bafo e dentes ultras amarelos...com pedacos de comida podre.

    ResponderExcluir
  35. O lance é o seguinte: Quem tem mau hálito, bafo, fedoba, seja lá como vocês queiram dizer, sente sim que tem . como posso afirmar isto? É simples: Eu tenho há mais de 15 anos. E acreditem, tudo que foi possível para solucionar este problema eu já fiz e continuo fazendo. Minha adolescência não vivi. quando tentei viver foi horrível. As pessoas são cruéis, fazem piadas humilhantes. Não tenho coragem de beijar ninguém. Tem uma pessoa extremamente sensacional querendo me namorar, mas, não tenho coragem! Vou ter que passar o tempo todo chupando balas de menta e hortelã, halls, trident, pastilhas. Não aguento mais. Já abusei, balas de menta. Estou quase desistindo de tudo: trabalho, cursos, viver!

    ResponderExcluir
  36. todos estao enganados mau halito nao e falta de higiene,tenho desde que me conheço por gente,fui em muitos medicos,conclusao do medico nascemos com a valvula (PILORO)do estomago aberto,como nasce gente surdo,cego,paraplegico,etc.tambem nasce assim nao tem expicaçao,nos sofremos muito nos isolamos.porque as pessoas tem nojo e raiva de uma coisa que nem nos temos culpa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais esta provado que o mau hálito está localizado na boca, já percebeu se vc não tem a boca seca que e uma das principais caisas do mau hálito, se tem saburra e caseosna garganta,?
      Boa sorte em nome de Jesus vamks ser curado desse mal

      Excluir
  37. Pessoal tenho esse problema de mau hálito e é sério não e por falta de higiene, e triste ter isso pelo preconceito doa outros e piadas de mau gosto, nós que sofremos com isso não e pq a gente quer, tudo na vida fica mais difícil quando se tem esse problema, já gastei muito dinheiro e ainda gasto com médicos dentistas produtos de higiene.
    Quem quiser trocar informações pode me enviar um email paulo77@yahoo.com

    ResponderExcluir
  38. Caraleo! Todas as palavras que eu gostaria de dizer ta ai! Copiei seu link no meu face!
    Amei amei amei

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 Janaina Pupo - Traduzido Por: Template Para Blogspot